quinta-feira, 14 de maio de 2009

Índole - ter ou tornar-se?

Acabei de ler um artigo que explora radicalmete uma postura sobre a índole. Segundo o texto uma má índole é incurável. No dito do próprio escrito: É o típico "pau que nasce torto, morre torto". Não concordo com essa tese, penso que temos uma índole que vem com cargas genéticas influenciadoras, mas que podem ser aceitas ou rejeiradas pelo indivíduo, como se diz: "Livre arbitrio."
Alguns podem se apoiar em fatos como o de Luan Medeiros da Costa, de 20 anos, filho do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, (que) foi preso na noite de sexta-feira passada em João Pessoa, na Paraíba. Luan foi detido em flagrante com mais três pessoas com maconha e haxixe. Nesse caso alguém pode evocar essa genética como determinante de um mal caráter. http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/04/18/filho-de-fernandinho-beira-mar-preso-na-paraiba-755340273.asp.
Já o que dizer diante de Omar Bin Laden, um dos 19 filhos do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden. O jovem é um passifista, organiza eventos em nome da paz mundial, enquanto o pai é considerado um terrorista.
São exemplos antagônicos que reforçam minha visão de que o ser humano nasce com predisposições e as confirma ou nega com o tempo e as relações que mantiver.
Erlan Santos - Alter ego

2 comentários:

  1. concordo plenamente. A indole não corresponde com nossa genética, o caso de Luan é só coincidências... Se sou criado numa favela onde minha única forma de sobreviver a tantos desastres da vida, é traficando com meus pais, isso e influência... Se eu tenho "oportunidade" de mudar meu traçado de vida, como no caso de Omar. Então posso dizer que a índole é você quem cria, (É igual a dúvida entre o que é caráter e personalidade.) e se fosse assim ninguém adotaria crianças em orfanatos, pois antes de adotarem procurariam saber se é filho de um assassino, de uma prostituta, e os orfanatos estariam lotados...

    ResponderExcluir