quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Tipos de mulheres (Parte 2)

Com auxílio de um dicionário podemos começar:
Uma mulher (do latim mulier) é um ser humano do sexo feminino. Esta atinge a fase adulta após percorrer a infância e a adolescência. Na infância, normalmente é denominada em português como menina e na adolescência como moça ou rapariga (este último termo, de conotação pejorativa no Brasil). O termo mulher é usado para indicar tanto distinções sexuais biológicas quanto distinções nos papéis sócio-culturais. http://pt.wikipedia.org/wiki/Mulher
Não esperem nenhuma receita exata sobre as mulheres, há muitos anos que eu as observo, as sinto, mas não as defino. Sou amigo de uma (Jacy) que nem quis saber de definição...
Este texto é mais uma reflexão que definição, apesar de ter usado um trecho de um dicionário para introdução sobre o tema não vou fechar o assunto. Quem estiver com elas (as mulheres) que as olhe, admire, mexa nelas por que elas querem ser mexidas mesmo quietas.
Tudo começa pela minha criação: tenho avó, mãe (e mães), irmã, primas e tias. Desde pequeno eu as vejo não para estudá-las, na verdade eu tinha que olhar para elas, pois aqui em casa elas têm a chave.
O que penso mesmo é que as mulheres carregam muito do fardo humano. É só olhar para as nossas casas: são elas que lavam, passam, secam, colocam a comida (enfrentando o calor do fogão), sabem onde as coisas estão e coordenam tudo. Não é nada fácil ser mulher.
Uma amiga (Drª Emília) me disse que existem presentes da casa e presentes da mulher, assim o fogão, ferro, dvd tudo é da casa. E os da mulher...cada par se entenda nisso...
Para tornar mais complexa a situação, certo fotógrafo declarou que na humanidade o que representa evolução é o papel da mulher em sociedade...Imagine só, ainda isso: virou IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
Se você sai de casa para viajar, trabalhar ou boemizar já teve seu celular ou telefone fixo com aquela ligação de sua "mulher" (mãe, esposa...) sem falar de uma música (Trem das Onze) que diz:

Não posso ficar
Nem mais um minuto com você
Sinto muito amor
Mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã

E além disso, mulher
Tem outra coisa
Minha mãe não dorme
Enquanto eu não chegar

Sou filho único
Tenho minha casa pra olhar

http://letras.terra.com.br/demonios-da-garoa/635205/

Quando se diz que as mulheres assumem papéis, isso já dá uma luz. Porque papel é uma cena, função a ser executada. Quando se diz que os papéis são sócio-cultutais já é apontado o que "monta" os papéis. São as crenças, instituições, poderes, mídias. Tudo isso "indica" o comportamento certo para a mulher. Entretanto, além do certo ou errado, a mulher sobra mesmo.

Como eu as vejo? Extremamente admiráveis. Gosto mesmo de observá-las...Nesse instante falei com uma amiga (Drª Tatiana); eu a vejo muito competente no que faz, mas a ponto de perder, às vezes, o bem estar orgânico. Entendo como um exemplo do como nossa cultura trata as mulheres...lamentável...

Quem souber e puder cuidar bem de uma mulher faça isso. O mundo agradece e você será (possivelmente) renovado. E se não for, fez algo correto e justo. Não é tão fácil...infelizmente...

Leia, se quiser: Tipos de Mulheres (Parte 1)

http://alterego-persona.blogspot.com/2009/06/fisiologicamente-ha-divergencias-quem-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário