domingo, 15 de agosto de 2010

Os quelônia - Nem leão, nem águia

Dentre os répteis, os animais mais fáceis de serem identificados são os pertencentes ao grupo Quelônia. Caracterizam-se pela presença de carapaça e plastrão (casco). O casco dos quelônia é formado por uma camada externa queratinizada e outra interna, óssea. Conforme o animal cresce, são depositadas novas camadas nessa estrutura e o casco então aumenta de tamanho. O acréscimo de camadas está relacionado à alimentação do animal e portanto não pode ser usado para estimar sua idade.

A ordem Quelônia é ainda dividida em duas subordens: os pleurodira, que dobram o pescoço lateralmente e os criptodira, que dobram-no em "S", como os jabutis e tigres d'água. A grande maioria dos Quelônia pertencem ao grupo dos criptodira.

Dentre os Quelônia existem formas terrestres (foto 1/ Em cima), aquáticas marinhas (foto 2) ou de água doce. Em geral as pessoas utilizam o nome jabuti para designar os animais terrestres, tartaruga, para os marinhos e cágados para os aquáticos de água doce.

São animais ovíparos, que depositam seus ovos em covas cavadas no solo das matas ou areia à beira de rios ou praias. Seu ciclo de vida é bastante longo, chegando a viver tanto quanto os humanos.

Sua dieta é bastante diversificada, estão erradas as pessoas que acreditam que alimentam-se apenas de alface! Inclui alimentos fibrosos como folhas e frutos, moluscos e nas espécies aquáticas, também peixes.

Disponível em: http://dreyfus.ib.usp.br/bio435/bio43597/vanessa/chave/que.htm. Acesso em: 15 de agosto de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário