segunda-feira, 1 de junho de 2009

Racismo contra negros (Em duas etapas)

(Vídeo da Esquerda) Os psicólogos americanos Mamie e Kenneth Clark fizeram esse teste acerca das raças em 1947. Recentemente foi feita uma nova pesquisa nos EUA e o resultado não mudou muito. http://www.arrobazona.com/

Ambos os vídeos são chocantes, no entanto o primeiro é mais alarmante, pois mostra o quanto a ideologia do branqueamento é presente e está corroendo a natureza humana afrodescendente. Penso que o vídeo sobre as crianças negras fale por si só, mostra um perfil de seres humanos com baixa auto-estima. Já o vídeo à direita traduz uma continuidade...em suma, os vídeos retratam um cíclo.

Sem começo? Sem fim? (Ou sempre foi assim?)

Se há uma forma de atenuar, penso que seja a sinceridade esse elemento atenuador. Reconhecer em nossas atitudes e atos os preconceitos e a repulsa ao que "fere" nossos padrões de beleza, de culinária, de vestuário é, em tese, um bom começo para quem sinceramente deseja a cultura da boa convivência.

Mais discussões sobre esse e outros assuntos pertinentes, acesse: http://mocamboodara.blogspot.com/

2 comentários:

  1. "SOU PRETO"

    Quando eu nasci, eu era preto
    Quando cresci, era preto
    Quando pego sol, fico preto
    Quando sinto frio, continuo preto
    Quando estou assustado, também fico preto
    Quando estou doente, preto
    E quando eu morrer, continuarei preto!


    E VOCÊ?

    E você cara branco,
    Quando nasce, você é rosa
    Quando cresce você é branco
    Quando pega sol, você fica vermelho
    Quando sente frio, fica roxo
    Quando você se assusta, fica amarelo
    Quando está doente, fica verde
    E quando você morrer, ficará cinzento…

    E você vem me chamar de homem de cor?

    ResponderExcluir